WBC heavyweight Champion 2005-2008  - Oleg Maskayev (Russian-American-Usbek boxer)

WBC heavyweight Champion 2005-2008 - Oleg Maskayev (Russian-American-Usbek boxer)

11out2020. Oleg Maskayev começou sua carreira no boxe como amador em 1980. Foram 118 lutas onde registrou 108 vitórias e 10 derrotas, ganhando os Jogos Asiáticos em 1994 e uma prata em Copa do Mundo.

Como profissional foram 39 vitórias e 7 derrotas, onde conquistou alguns títulos como o PABA heavyweight (entre 1998 e 2000) e o Mundial WBC entre 2005 e 2008.

Antes de se tornar profissional, aos 22 anos, Maskayev descobriu que a vida era algo muito maior do que lutas, vitórias e glória. "...Situações aconteceram em minha vida que não pude nem mesmo contar para as pessoas perto de mim, forçando me a procurar Deus," disse ao Sport Spectrum. "Com o tempo, minha mente entendeu completamente que um boxeador forte precisava do apoio do Senhor. Deus veio me encontrar. Eu escutei sobre Jesus Cristo de minha sogra, e toda vez que visitava ela, gostava de ler uma pequena Bíblia de crianças.  Das páginas deste livro, o Espírito Santo tocou meu coração... Depois de um tempo fui assistir o filme "Jesus", organizado em um dos cinemas de Moscou... percebi o quanto Jesus fez por mim. Aquela noite em oração a Jesus, eu pedi perdão pelos meus pecados e pedi a ajuda para cada dia."

"Naquele dia tudo mudou. Deus e eu começamos a mover juntos em direção as realizações de vitórias espirituais. O Senhor me sustentou durante os períodos mais difíceis e perigosos de minha vida. É um passo a passo, fase a fase me fortalecendo como um futuro campeão mundial, ajudando-me a crescer espiritualmente."

Um exemplo de que Oleg foi fortalecido e ajudado pela sua fé foi quando ele derrotou Peter Ohello para vencer o título mundial. Ele falou para seu pai, um ateu convicto que sempre o ensinava a confiar em si próprio, sobre sua fé em Deus. Seu pai disse: "Oleg, você pegou o caminho errado. Crentes são pessoas fracas." Ele estava presente na luta e começou a acreditar que Cristãos que tem um relacionamento correto com nosso Salvador podem se tornar fortes, não apenas na fé e espírito, mas também fisicamente.

Fontes
https://en.wikipedia.org/wiki/Oleg_Maskayev
https://sportsspectrum.com/sports-spectrum/2013/07/21/oleg-mackaeb-world-boxing-champion/

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira