WBO MIDDLEWEIGHT AND SUPER-MIDDLEWEIGHT WORLD CHAMPION - BILLY JOE SAUNDERS (GBR)

WBO MIDDLEWEIGHT AND SUPER-MIDDLEWEIGHT WORLD CHAMPION - BILLY JOE SAUNDERS (GBR)

23abr2023. Billy Joe Saunders é o primeiro lutador da comunidade itinerante da Grâ-Bretanha (também conhecidos como ciganos) a se tornar campeão mundial em duas classes de pesos, o peso médio e o supermédio da Organização Mundial de Boxe, entre 2015 e 2021.

Em maio de 2021, Saunders perdeu seus cinturões na unificação dos títulos contra Canelo Álvarez, dono dos títulos supermédios da WBA (super) e The Ring.

Na luta ele vencia no placar durante a segunda metade quando  sofreu uma fratura no osso orbital sendo obrigado a se retirar no oitavo round e dos ringues por dois anos. 

Saunders tem orgulho de suas raízes, mas ele afirma que ainda existe muita discriminação contra os ciganos. Infelizmente histórias positivas na mídia são poucas e multiplicam-se as notícias negativas e tendenciosas nos editoriais. "Itinerantes se sentem como se eles tivessem que fazer aquele pouquinho a mais extra porque quando você houve a palavra 'traveller' (cigano), as pessoas imediatamente pensam, 'Segure firme suas coisas ou vai sumir.'... Há bons e maus em todo lugar. Mas eles ainda pensam dos ciganos como lixo e bagunça em todo lugar, levando suas caravanas em seu jardim (e praças) e não saindo de lá. As pessoas apenas precisam olhar para isso um pouco diferentemente. Olhar mais profundo e ver a diferença," disse.

Apesar do discurso contra o esteriótipo negativo, sua carreira foi marcada por controvérsias, como o episódio em que ele fingiu seu um policial e forçou um homem a tirar as roupas por achar que ele estava armado, um vídeo em que ele provocou uma viciada e ofereceu 150 libras para ela dar um soco em alguém, por ter feito um trote para a Delta airlines, alegando que três boxeadores estavam infectados por covid e quando foi acusado de esfaquear a mão de um jovem numa briga de rua. Ele também está sendo acusado de estar ligado com um promotor de lutas ligado ao crime organizado. 

Verdade ou perseguição, o pai de dois filhos ainda reflete sobre a possibilidade de ser uma pessoa transformada. Ele passou anos na companhia do técnico Jimmy Tibbs, um cristão renascido que tentou explorar sua espiritualidade. "Ele conversou comigo por meses sobre religião enquanto estávamos em casa e as coisas gradualmente vieram para mim. Há este negócio chamado Entregar seu Coração para o Senhor, como se tornar um cristão nascido de novo, e foi o que fiz. Sou uma pessoa mudada? [pausa] Eu peco? Sim... mas é bom saber que você tem uma crença naquilo, você sabe, e acredito em Deus fortemente."


Fontes

https://en.wikipedia.org/wiki/Billy_Joe_Saunders

https://thelab.bleacherreport.com/billy-joe-saunders/

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira