WINTER OLYMPIC GAMES 2002 Salt Lake City - Bobsled dupla

WINTER OLYMPIC GAMES 2002 Salt Lake City - Bobsled dupla

31jan2010. Desde os 9 anos Vonetta Flowers sonhava em ganhar uma medalha de ouro olímpica no atletismo. Após 2 seletivas olímpicas onde não passou do 12o lugar, surgiu uma oportunidade no Bobsled mas ela foi cortada faltando dois meses. Vonetta conta que sua fé em Cristo a impedia de desistir de seu sonho. Dentro dela, uma força dizia que devia continuar tentando. Vonetta continuou treinando como se ainda estivesse no time olímpico. Duas semanas depois, não apenas uma mas duas propostas para retornar. "Eu comecei a imaginar que Deus tinha me colocado neste esporte por uma razão."

Vonetta Flowers cruzou a linha de chegada em primeiro lugar nos Jogos de Inverno de Salt Lake City 2002, tornando-se a primeira afro-descendente a ganhar uma medalha de ouro numa Olimpíada de inverno. Além de campeã olímpica, Vonetta foi homenageada com: Prêmio Espírito Olímpico, Prêmio Children's Hearing Institute, Prêmio Live the Dream, entre outros e está entre os 50 afro-americanos mais inspiradores (Essence Magazine) e entre as 50 pessoas mais belas (Peaple Magazine).

Reservada e tímida, começou a ter uma visão diferente nos Jogos de inverno: "Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor, de equilíbrio e auto-disciplina." Após a vitória não foi  tímida para revelar seu segredo. "Deus tem abençoado minha família. Dedico à Ele a vitória e a homenagem."

Após dar a luz aos gêmeos Jaden e Jordan, Vonetta retornou às competições obtendo a medalha de bronze no Mundial de Konigssee 2004 e nos Jogos de Turin 2006 ficou na sexta colocação. www.vonettaflowers.com/testimony.asp

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira