WINTER OLYMPIC GAMES Vancouver 2010 Clara Hughes

WINTER OLYMPIC GAMES Vancouver 2010 Clara Hughes

04abr2010. Clara Hughes conduziu a bandeira do Canadá na Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos em Vancouver 2010. Ao lado de Cindy Klassen, Clara é a maior medalhista olímpica canadense de todos os tempos com 1 ouro, 1 prata e 4 bronzes em 5 olimpíadas. Entretanto há um detalhe. Clara Hughes entrou para a história por ser um dos 5 atletas medalhistas em ambos Jogos de inverno e verão, patinação de velocidade em 2002, 2006 e 2010 e Ciclismo em 1996 e 2000. Ela também tem um campeonato mundial, 5 vices e 1 bronze em ambos esportes.

Em Vancouver Clara conquistou o bronze nos 5000m com 37 anos e assim como em Turin 2006, doou integralmente o bonus de premiação pela medalha no valor de U$ 10.000. Clara explica que estava procurando uma loja orgânica no centro da cidade e se deparou com uma realidade cruel. A vizinhança estava repleta de viciados, pobreza e desigualdade. "Nunca vi pessoas sofrendo tanto. Não acreditei que estava no Canadá." conta.

Hughes e seu marido decidiram então fazer alguma coisa para ajudar antes de sair de Vancouver. A doação foi para o programa Take a Hike que ajuda jovens viciados inserindo-os em esportes de aventura. A medalhista conhece esta realidade pois conta que o esporte salvou sua vida. Hughes era uma adolescente que viu seus pais se separarem aos 9 anos de idade. Tornou-se uma jovem rebelde, bebidas, drogas e sempre fugia das aulas. Aos 16 anos assistiu as Olimpíadas de Calgary 1988 e decidiu se tornar uma atleta.

Clara Hughes' Quotes
"Dê a eles uma chance. Assim como também me foi dado."

"Acho que Deus coloca cada um de nós na terra para fazer o melhor que podemos, e se você colocar sua mente nisso, você pode alcançar qualquer coisa."

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira