WINTER OLYMPIC GAMES Vancouver 2010 Kim Yu-Na Figure Skating

WINTER OLYMPIC GAMES Vancouver 2010 Kim Yu-Na Figure Skating

28mar2010. Ela tem apenas 19 anos e já é Campeã Olímpica, Campeã Mundial, líder do ranking mundial e recordista mundial em pontos. Também é tricampeã do 4CC, competição que reune os 4 continentes excluindo a Europa, que não tem tradição nesta modalidade.

Tanto sucesso transformaram Kim Yu-Na num ícone nacional na Coréia do Sul. Seus pais estavam muito preocupados com este favoritismo e com a pressão da imprensa pela vitória nos Jogos de Vancouver, apesar dos perfeitos saltos e determinação de sua filha.  Mas o segredo de Kim foi considerar a maior competição de sua vida como outro campeonato qualquer. "Estive aqui ano passado. Não sei por que não estava pensando que era as Olimpíadas." disse. "Parece que Deus mandou Yu-Na para a terra para ser uma patinadora artística. E nos escolheu para sermos os seus pais..." afirmou o orgulhoso pai, que pedia para todos não dizerem que ela ia ganhar, que seria a vontade de Deus "

Também Kim afirmou antes da rotina livre que nada estava garantido, pois assistindo outras olimpíadas, viu que haviam muitos resultados inesperados na patinação artística. "Acho que na patinação há também a sorte e precisarei da benção de Deus."
 
Apesar da humildade, Kim estava confiante pois ela sempre quer fazer o seu melhor, independente da competição, afirmou seu pai. Aliás quem define bem sua maior virtude é a católica Monica Ji-yun: "Sua Fé em Deus e seu treinamento duro finalmente foram recompensados."  Kim foi batizada em maio de 2008, junto com sua mãe e desde então, sempre faz o sinal da cruz antes de suas apresentações.
http://www.youtube.com/watch?v=1f8B74dQjf0&feature=related
http://totustuusegosum2000.blogspot.com/2009/10/kim-yu-na-making-sign-of-corss-before.html

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira