WINTER OLYMPIC GAMES Vancouver 2010 Ole Einar Bjørndalen
25abr2010. Ole Einar se tornou o maior biatleta de todos os tempos ao conquistar sua 6a medalha de ouro em Vancouver. Além disso, com 11 medalhas olímpicas é o segundo maior campeão em Jogos de Inverno, atrás apenas do compatriota Bjoern Daehlie com 8 ouros olímpicos, além de 14x campeão mundial e a surpreendente marca de 92 títulos de Copa do Mundo.
Mas não é por acaso que o rei do biathlon é o maior ídolo norueguês e tem uma estátua em sua homenagem em sua cidade natal, Simostranda. Ole é obsessivo, perfeccionista e está sempre motivado. Para ele "um dia sem exercício é um dia perdido", e completa: "Como atleta profissional, descobri que devo treinar também a mente, e devo fazê-lo todos os dias."
Em 2008 quando perdeu três semanas de treino, ele reclamou que era a primeira vez em quinze anos que teve mais de 3 dias de descanso. Seu colega de time ressalta: "Ele é muito forte, tanto fisicamente quanto psicologicamente, e sempre está sobre controle. Mesmo depois de vencer, volta ao trabalho começando do zero." Para se ter uma idéia da condição física de Ole, no verão ele treina corrida, patins e mountain bike. Seu melhor tempo na meia maratona é de 1h09min.
Com 36 anos, ele ainda pensa em alcançar Bjoern Daehlie nos Jogos de Sochi 2014 e conta com a ajuda de seu técnico motivacional Oyvind Hammer e de sua esposa, a biatleta italiana Nathalie Santer, cujo casamento recente foi celebrado por um pastor (Ole é luterano) e um padre católico.
Uma das técnicas de Hammer para melhorar sua concentração é a caminhada na brasa. "Caminhar na brasa força-o a concentrar e eliminar todos pensamentos, e é isso que acontece no tiro ao alvo."