WORLD AND OLYMPIC CHAMPION - SPEED SKATING - JOEY CHEEK (USA)

WORLD AND OLYMPIC CHAMPION - SPEED SKATING - JOEY CHEEK (USA)

04jul2021. William Joseph Cheek nasceu em Greenboro, Carolina do Norte e começou a patinar quando viu um amigo treinando para o campeonato nacional de patinação inline. Eles logo migraram para a patinação no gelo e com 16 anos, Cheek deixou sua casa para treinar nas planícies geladas de Calgary, Canadá. Ele treinava 6 a 7 horas por dia e terminou o colegial por correspondência.

Então começou a ganhar medalhas no campeonato nacional junior e também a participar de competições seniores, mas sem o suporte da família, nunca teria seguido em frente. Os pais também estimulavam os filhos a serem boas pessoas, serem produtivos e fazer coisas para ajudar pessoas. 

Cheek conseguiu ser convocado para os Jogos Olímpicos de Salt Lake City 2002, após marcar seus melhores tempos pessoais em 2001. Ele conquistou a medalha de bronze nos 1000m e ficou chocado ao perceber que uma medalha não significou nada pra ele. Ele estava questionando tudo na vida- sua fé, sua habilidade, ele mesmo. Também importunava o psicologo do time. Mas Cheek percebeu que estava indo na contramão de todos que o ajudaram, então prometeu desfrutar o esporte e os dons que Deus deu a ele.

Na conferência de imprensa após sua conquista do ouro olímpico nos 500m em Turim 2006, Cheek disse que tinha decidido doar seu bonus ($25.000) para Right to Play, uma organização humanitária formada por atletas. Ele também desafiou outros a fazerem o mesmo. Desde sua doação, mais de $390.000 foram contribuídos para a causa. Cheek também fundou o Team Darfur, uma coalisão de atletas comprometidos com a conscientização do conflito em Darfur, Sudão.

"Em toda minha vida tenho sido incrivelmente abençoado. Depois de anos de trabalho duro, treinamento, preparações exaustivas e o sacrifício de minha família, amigos e comunidade, tenho tido o privilégio de competir em duas olimpíadas representando os Estados Unidos como speedskater. Destas duas competições, trouxe para casa três medalhas, um bronze em 2002 e ouro e prata nos Jogos Olímpicos de Turim 2006."

Fontes
https://en.wikipedia.org/wiki/Joey_Cheek
https://www.qsports.net/new2.html
https://www.guideposts.org/better-living/life-advice/finding-life-purpose/a-speed-skaters-golden-opportunity

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira