World Artistic Gymnastics Championship

World Artistic Gymnastics Championship

06out2013. Arthur Zanetti conquistou o campeonato olímpico em Londres 2012 nas argolas e confirmou seu favoritismo com essa medalha inédita no Mundial 2013. Zanetti se qualificou em segundo atrás do Chinês Liu Yang. Na final preferiu não usar o novo elemento, com grau de dificuldade F, mais complicado para os juízes julgarem. Com ótima precisão, marcou 15.800 pontos, suficientes para conquistar o ouro e deixar Aleksandr Balandin da Rússia em segundo e Brandon Wynn dos EUA em terceiro. "O resultado foi o que eu estava esperando e graças a Deus veio. Lógico que nunca é perfeito, sempre tem alguma coisa a mais pra melhorar, mas hoje minha série foi a primeira. A gente está trabalhando muito para buscar sempre o melhor para o Brasil e está dando tudo certo. Agora falta mais um objetivo na minha carreira para eu ficar plenamente satisfeito," falou o jovem de 23 anos, se referindo à medalha nos Jogos Pan-Americanos.
Arthur Zanetti percorreu um longo caminho e lutou muito para chegar ao topo da modalidade. Ao lado do técnico Marcos Goto desde os 8 anos de idade e do pai Archimedes, que projetava argolas desde que Zanetti era criança, o campeão tinha como ponto fraco a flexibilidade. Seu técnico sempre foi muito sistemático e linha dura e o time promete continuar treinando com empenho. "Graças a Deus, estamos trabalhando bastante para buscar sempre o melhor para a ginástica brasileira," disse em entrevista à Sportv. "O trabalho vai seguir ainda futuramente. Dedico o título a todo mundo que me ajudou, ao pessoal lá do ginásio em São Caetano, a todos os funcionários e à família."
Uma das frases do treinador Marcos Goto, citada pela comentarista Luiza Parente, demonstra muito bem como Arthur Zanetti conseguiu superar a pressão de ser o favorito: "A autoconfiança dá a segurança de competir, mas é o treinamento que desenvolve a autoconfiança."  Zanetti explicou que foi a confiança na vitória que o levou a comemorar de forma contida. "Sou mais tranquilo, resguardado mesmo," destacou.

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira