WORLD CUP 2010 REPÚBLICA DA CORÉIA DO SUL

WORLD CUP 2010 REPÚBLICA DA CORÉIA DO SUL

04jul2010. A seleção da Coréia do Sul é considerada uma das mais bem sucedidas equipes da Ásia, conseguindo a inédita quarta colocação na Copa de 2002 e se classificando para as finais em sete Copas consecutivas. Na Copa da África 2010, o time conseguiu mais uma vez passar para as oitavas de finais.

Um dos segredos do progresso da Coréia do Sul é a educação. Graças ao OECD Programme for Internacional Student Assessment, o país tem alcançado altas notas em vários aspectos. Dados também confirmam que a educação religiosa tem crescido no país em que há um dos maiores índices de crescimento econômico. O cristianismo é a maior religião com 2/3 pertencentes à igrejas protestantes. Seoul contém 11 das 12 maiores congregações do mundo e a maior, a Yoido Full Gospel Church, tem mais membros que qualquer denominação na Europa inteira: cerca de 830.000 membros.

A seleção da Coréia reflete estes dados. Quando obteve a classificação para a segunda fase da Copa da África, metade dos jogadores se ajoelharam para agradecer a Deus.

LEE WOON-JAE. Foi o herói da Copa do Mundo de 2002, quando defendeu um pênalti da Espanha. Cristão devoto, é o mais velho do time e completará o recorde de 4 Copas.

PARK CHU-YOUNG. O goleador, que sempre escreve "Jesus é o messias" nos autógrafos, ajoelha após os gols. Em entrevista ao The Guardian, afirmou: "A primeira e principal razão de eu jogar é evangelizar pessoas. Ficarei feliz se apenas uma pessoa se interessar pelo cristianismo por minha causa." No site da FIFA, citou: "Como discípulo de Jesus, gostaria de pregar e louvar o Senhor por toda minha vida..."

LEE YOUNG-PYO. Conhecido pela sua velocidade e dribles, é outro cristão devoto que credita que o time ficaria melhor com vários cristãos.

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira