World Fencing Championships Antalya 2009 Valentina Vezzali

World Fencing Championships Antalya 2009 Valentina Vezzali

08out2009. VALENTINA VEZZALI (ITA) obteve apenas o 5ª lugar na categoria florete do Campeonato Mundial de Esgrima realizado na Turquia esta semana (30set a 08out09), mas a derrota lhe deu forças para buscar o 11° título em campeonatos mundiais na categoria equipe.
Valentina poderia parar por aqui pois já é a MAIOR esgrimista de todos os tempos com 5 ouros olímpicos, 1 prata e 1 bronze em 4 olimpíadas,  além de 11x campeã mundial sendo 5x individual e 6x por equipe, mais 4x vice-campeã e 2x medalha de bronze. "E isso eu devo apenas ao Senhor. Pois bem, eu me empenho no que faço, fiz muitos sacrifícios, eu lutava com os dentes cerrados, não me poupei, e também enfrentei vários infortúnios, mas se eu consegui, creia-me, é só Graças a Deus."

PAIXÃO. Para ela a esgrima é importante, mas primeiro de tudo é a família, com F maiúsculo. "Eu faço esgrima com muita paixão e amo esse esporte que me deu muito, graças aos sacrifícios e a minha família - filho, marido, mãe, irmãs, sobrinhos...

ATITUDE. Atitude mental é essencial, às vezes mais importante que o físico. Os ensinamentos de meu técnico ajudaram-me todos os dias da minha vida. Determinação, perseverança, compromisso, ele me ensinou a nunca desistir. Me ensinou humildade e competitividade pois esporte é comparação. E a capacidade de levantar depois de uma derrota.

TALENTO e FÉ. Católica fervorosa. Valentina acredita que Deus lhe deu um grande talento, que ela tentou dar sentido. "Eu sou muito fiel e creio que por trás de cada evento que acontece na minha vida há,na verdade, uma espécie de plano divino."

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira