WORLD IBJJF JIU-JITSU CHAMPIONSHIP 2022 - WORLD CHAMPION BIANCA BASILIO (BRA)

WORLD IBJJF JIU-JITSU CHAMPIONSHIP 2022 - WORLD CHAMPION BIANCA BASILIO (BRA)

20nov2022. A brasileira Bianca Basilio conquistou seu primeiro mundial de Jiu-Jitsu Brasileiro após dois vice-campeonatos em 2019 e 2021. O ano de 2022 também marcou sua estréia no MMA amador, representando o Team Bahrain. Ela venceu sua primeira luta por submissão Shohona Ghozoeva do Tajikistão no 2022 MMA Super Cup.

Nascida em Franca, São Paulo, a jovem iniciou no Jiu-Jitsu aos 12 anos no projeto social Almeida JJ e aos 15 anos já venceria seu primeiro Mundial junior com a faixa azul.

Em entrevista ao Graciemag em 2016, Bia explicou que a jornada até faixa preta não é fácil. “Nesses nove anos que treino, já vi muita gente largando o emprego e brigando com a família por largar tudo para viver do Jiu-Jitsu”, disse. “Mas isso duraria um ano, e esse pessoal acabou voltando atrás e largando o Jiu-Jitsu. Percebi que essa vida é para poucos selecionados, porque poucos querem pagar o preço necessário para conquistar algo na vida. Muitos veem só as coisas boas, mas poucos veem o dia a dia — o quanto me esforço para chegar onde cheguei, o quanto treino todos os dias... Muitas vezes, tive que comer um almoço rançoso, para treinar em jejum; Tive que engolir as lágrimas quando não aguentei nem segurar o kimono de exaustão... A verdade é que não existe glória sem dor. Deus sempre esteve por trás de tudo na minha vida, e sem ele nada seria, pois colocou meus mestres Caio e Diogo Almeida em meu caminho.”

Mas após vencer seu primeiro Mundial em 2019 ela acredita que existe um tempo certo para cada um alcançar seus objetivos, como explicou após o Mundial ADCC de submissão. "Eu perdi a batalha em 2017 aquele ADCC, mas não perdi a guerra, pois os trabalhos não pararam em nenhum momento," disse a faixa preta na época. "Eu acredito em Deus, aquele que deu seu filho por nós, e sei que tem tempo para todas as coisas. Fiquei triste por não  ter vencido naquela época, mas sabia que era o tempo de outra pessoa e não o meu tempo, que a minha hora, independente de quando fosse, iria chegar, porque Deus é fiel em suas promessas. Ele (Deus) colocou este sonho em meu coração. Eu treinei o dobro para o ADCC 2019, fui campeã, estou muito feliz, mas já tenho que pensar em 2021. Defender o título não será um desafio fácil, provavelmente, terei que me dedicar o triplo para isso, mas de uma coisa eu tenho certeza: darei meu melhor sempre, para honrar aqueles que me honram”


Fontes

https://en.wikipedia.org/wiki/Bianca_Bas%C3%ADlio

https://tatame.com.br/bia-aponta-nivel-equilibrado-no-queen-of-mats-comenta-ouro-no-adcc-e-diz-defender-o-titulo-em-2021-nao-sera-facil/

https://jiujitsutimes.com/bianca-basilio-wins-bjj-stars-superfight-then-gold-at-another-tournament-the-very-next-day/

https://www.graciemag.com/bianca-basilio-on-her-grueling-road-to-the-black-belt/

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira