WORLD INDOOR CHAMPIONSHIPS - BELGRADO 2022 World Champion Darlan Romani (BRA)

WORLD INDOOR CHAMPIONSHIPS - BELGRADO 2022 World Champion Darlan Romani (BRA)

10ABR2022. O brasileiro Darlan Romani conquistou seu maior resultado em sua carreira ao vencer o Mundial Indoor realizado em Belgrado, derrotando o atual recordista mundial e bicampeão olímpico Ryan Crouser dos EUA. O arremessador de peso obteve a marca de 22 metros e 53 centímetros, obtendo o recorde sulamericano e o recorde do Mundial Indoor, enquanto que Crouser ficou com a prata (22m44) seguido de Tomas Walsh (NZL).

Apesar de Darlan ter feito história com o quarto lugar nos Jogos de Tóquio 2020, ele não ficou feliz porque a marca obtida, 21m88, ficou abaixo do que fez no Pan de Lima (22,07m) e do Mundial de Doha (22,53m). Mas o caminho tortuoso que teve que superar, com a chegada da pandemia, faz dele um herói que chegou longe e não desiste dos sonhos. "As minhas condições, pelo resultado que eu tenho, são boas," disse após os Jogos Olímpicos. "Só que, infelizmente, tive um ano muito atípico. Ano passado, em março, eu tava treinando super bem, a gente estava vindo de uma temporada a milhão, eu ia fazer um ano excelente, muito melhor que 2019. Entrou a pandemia, tive que operar, passei covid, não foi fácil", disse. 

Além da retirada da hérnia de disco em fevereiro, sua mãe e irmão ficaram internados com Covid e depois ele também pegou. Para complicar, seu técnico, o cubano Justo Navarro, que trabalha no Brasil desde 2010 voltou para Cuba e não conseguiu voltar. Darlan teve que improvisar seus treinamentos num terreno perto de sua casa, e o cubano o ajudava via online. "Olha o tamanho do mundo, e a gente é o quarto do mundo numa prova do arremesso de peso. Mas eu sonho maior, eu batalho todos os dias por isso. Agora é colocar a cabeça no lugar e continuar lutando. Se eu dava 200%, vou ter que dar 300%, 400%. Não quero isso (ser quarto) mais pra minha vida, não."

E neste Mundial Darlan focou nos 300%, como comentou em seu instagram após o ouro no Mundial. Além de homenagear sua esposa na chegada do aeroporto, com um anel de casamento, e seu técnico com uma postagem de agradecimento, ele não deixou de dar a homenagem também a Deus. "É de ouro! É real! CAMPEÃO MUNDIAL INDOOR! 22,53m Deus é bom o tempo todo!".

Fontes
https://www.uol.com.br/esporte/olimpiadas/ultimas-noticias/2021/08/05/darlan-romani.htm
https://www.dinheirorural.com.br/campeao-mundial-darlan-romani-pede-mulher-em-casamento-no-aeroporto/
https://www.instagram.com/darlan_romani/?hl=pt-br

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira