World Judo Championships

World Judo Championships

31ago2014. O Mundial de Judô 2014 foi realizado em Chelyabinsk, Rússia entre os dias 25 e 31 de agosto. O Japão conquistou o maior número de medalhas no total (11) e de ouro (5), deixando a França em segundo com 3 ouros e 8 medalhas no total e o Brasil em terceiro, empatado com Cuba com uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze.

A medalha de ouro do Brasil, que a cada Mundial cresce no quadro de medalhas, foi conquistado pela medalhista de bronze em Londres 2012 Mayra Aguiar, que nos últimos três mundiais bateu na trave para se tornar campeã mundial. Foram dois bronzes e uma prata conquistados nos Mundiais de 2010, 2011 e 2013. Desta vez Mayra superou sua rival Kayla Harrison dos EUA, atual campeã olímpica. "Na verdade já lutamos muitas vezes," explicou a jovem de 23 anos. "Ás vezes, ela ganha. Outras, eu ganho. É uma adversária que eu respeito muito, que também é campeã mundial e ainda é campeã olímpica. Nossas lutas sempre são equilibradas e tensas, exatamente pelo fato de nos conhecermos muito bem... Desta vez, eu ganhei, mas tenho consciência de que a Kayla é uma adversária muito importante que eu tenho e continuarei tendo pelos próximos anos."

Com a vitória Mayra se tornou a melhor judoca brasileira da história, mas sua carreira sempre foi marcada por lesões e afastamentos. Em 2009, ela perdeu a temporada inteira por causa de lesão no joelho. Em 2010, após lesão, ela mudou da categoria Médio para meio-pesado. Antes do Mundial da Rússia, ela ficou quatro meses afastada dos tatames, passando por cirurgias de joelho e cotovelo. "As lesões fazem parte da vida do atleta," explicou após a vitória. "No judô, elas são ainda mais frequentes, pois é um esporte de contato. Mesmo assim, a recuperação sempre é um período complicado, que, no final de contas, a gente não faz o que mais gosta e o que está acostumado, que é lutar e treinar. No meu caso, trabalhei muito nesses meses todos que não pude treinar no tatame. Não descuidei da parte física e fiz muita fisioterapia. O importante é não perder o foco e continuar treinando, pois a recompensa chega. Tive muita fé em Deus, tive pessoas que me amam ao meu lado...  Então energia positiva e boas vibrações não faltaram durante minha recuperação.

Faltando pouco menos de dois anos para os Jogos Olímpicos do Rio-2016, as expectativas para uma boa campanha do Judô são grandes. "Eu quero minha medalha de ouro," respondeu confiante a campeã. "Em 2008, em Pequim, eu fui lá e participei. Em Londres, quatro anos depois, eu conquistei o bronze. Agora quer o ouro. Lógico que eu sei que é muito difícil, que todo mundo quer esse ouro, mas eu admito que não vou ficar satisfeita se ele não vier pra mim. Já estou pensando nessa medalha. E acho, sim, que o judô brasileiro vai ter um grande desempenho..."

 

Fontes

http://atarde.uol.com.br/esportes/noticias/mayra-aguiar-estamos-pressionados-para-brilhar-em-2016-1620680

 

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira