World Middleweight Championship UFC 162

World Middleweight Championship UFC 162

07jul2013. Anderson Silva se manteve invicto no UFC desde abril de 2006. Foram dezessete vitórias seguidas e dez defesas de cinturão. Ele é considerado um dos maiores lutadores de todos os tempos, mas na noite do dia 06 de julho no UFC 162, Anderson foi surpreendido e nocauteado pela primeira vez na carreira pelo lutador invicto Chris Weidman, no segundo round. Anderson fez várias provocações e até fingiu estar tonto. Após ter baixado a guarda, Anderson errou uma esquiva e foi acertado por uma esquerda do americano. "Achei que ele não deveria brincar comigo," disse Weidman. "Eu estava preparado para isso. Sabia que poderia fazer isso e consegui. Eu me sinto incrível por isso. Imaginei isso acontecendo. Ainda parece muito surreal. A única forma de isso acontecer era por Deus. Obrigado ao MMA." Já Anderson negou ter desrespeitado o adversário e deixou dúvidas sobre sua aposentadoria. "Trabalhei duro para essa luta," disse Anderson. "Respeito todos no UFC, respeito os EUA. Meu grande sonho era trabalhar aqui. Quero dizer obrigado ao Lorenzo, ao Dana. Chris foi melhor hoje, ele é o melhor agora. Chris é o novo campeão."

Weidman sempre teve como objetivo derrotar Anderson Silva. Ele nunca havia treinado MMA até assistir Anderson em 2008. Ele sabia que precisaria de trabalho duro, dedicação e treinamento adequado que somado com sua habilidade natural, inteligência e a base de luta livre, um dia acabaria derrotando Anderson e se tornando campeão. "Se eu não acreditasse que poderia vencer [Silva], assistindo ele antes, eu nunca entraria neste esporte," contou ao ESPN.com. "Eu visualizei lutar com Anderson desde o primeiro dia. A única razão por começar fazer isso era ser o No. 1, e aconteceu hoje. Estou emocionado que consegui a oportunidade de lutar e ir lá e mostrar para todo mundo que posso vencer."

Para conquistar o título, Weidman teve a importante ajuda de seu pai, que pela primeira vez estava no seu corner o incentivando. "Ter meu pai ali trouxe outra dinâmica," explicou Weidman. "Ele é muito espiritual. É importante para mim ser espiritual, no local certo. Ele irá orar por mim depois que eu entrar. E isso é importante pra mim ter uma vantagem contra Anderson Silva..." Como cristão devoto, Charlie Weidman criou seus filhos na Igreja Luterana. Chris tem mantido sua forte fé cristã, embora agora ele cultue numa igreja sem denominação em sua cidade natal. "Quero ser um campeão humilde," disse Weidman. "Quero ser um modelo para as crianças. Quero dar toda a Glória a Deus. Há muita coisa que quero fazer. Sendo um campeão, você tem um monte de responsabilidade de fazer coisas boas. E olho adiante para fazer isso."

E Weidman nunca falhou em agradecer a Deus e dar louvou a Deus no Octágono em suas vitórias. No twitter o novo campeão também agradeceu. "Deus é bom! Obrigado a todos que acreditaram em mim! Cinturão voltará para Long Island baby!!

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira