World Record Holder Wilson Kipsang
25set2013. Kipsang começou a correr tarde, quando trabalhava para a polícia do Quênia e só se tornou profissional aos 26 anos. Ídolo de Paul Tergat, ele prometeu bater seu recorde um dia. Através de foco, trabalho duro, disciplina, autoconfiança e orações, o policial de 31 anos realizou seu sonho uma década após sua promessa. "Me sinto tão inspirado por este feito 10 anos depois no mesmo percurso," disse Kipsang. "Ele tem conversado comigo sobre como treinar e me estimula na disciplina."
Kipsang obteve o bronze nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, justificando que a vitória não chegou porque o percurso tinha muitas curvas. Seu treino então mudou com mais trabalho de velocidade mesclado com resistência. "Reforcei meu treino de pista para velocidade de 1000m a 400m com repetiçòes cobrindo não menos que 12km," revelou. "Alternei com trabalho de rua de não menos que 40km."
Afirmando que o tempo de Deus é o melhor, o queniano explica que vários fatores contribuíram para a vitória, principalmente o unidade do time e a ajuda do povo queniano, treinadores, amigos e patrocinadores do evento. "Este é um momento que você apenas se sente andando nas nuvens," declarou após o feito. "Estava tão feliz por ter quebrado o recorde mundial e agradeci a Deus por me dar a força, boa saúde e a oportunidade."
Kipsang sentiu todo o Quênia celebrando por ele. Ele precisou de autoconfiança e disciplina para quebrar o recorde mundial por isso incentiva a todos a perseguir seu sonho com paixão. "Estou acostumado a treinar sozinho e é aí que a disciplina entra. Ninguém pode puxar você nos treinos," explicou o atleta que também se inspira na família, esposa e três filhos. "O quarteto é a razão porque acordo todo dia e graças a Deus por suas bençãos. Eles tem sido meu pilar e Doreen (esposa) tem sido de grande ajuda em gerenciar alguns de meus negócios como o Keellu Resort e Hotel em Iten," disse.