XTERRA WORLD CHAMPION, PARALYMPIC AND WORLD ROAD AND TRACK PARA-CYCLING CHAMPION - JAMIE WHITMORE (USA)

XTERRA WORLD CHAMPION, PARALYMPIC AND WORLD ROAD AND TRACK PARA-CYCLING CHAMPION - JAMIE WHITMORE (USA)

30abr2023. Após a universidade, Jamie Whitmore iniciou no triathlon competindo também em provas de Mountain Bike. Ela logo começou a vencer provas de Xterra, incluindo o campeonato americano consecutivo entre 2002 e 2007 (exceto 2006), tendo como seu auge da carreira o título do Mundial Xterra em 2004. 

Em 2008, Whitmore foi diagnosticada com sarcoma de células fusiformes no nervo ciático, ficando paralisada em uma perna e encerrando sua carreira no mountain bike e triathlon profissional. Após passar um ano entre cirurgias, radioterapia, quimioterapia e infecções, ela superou o câncer e teve que reaprender a andar, dando a luz aos gêmeos em 2010. Três anos depois ela provou que os médicos estavam errados em poder voltar a pedalar e com ajuda de órteses e da Challenged Athletes Foundation ela começou a competir no para-ciclismo, vencendo várias provas de estrada e de pista, incluindo 11 títulos mundiais, 3 pratas e 7 bronzes, sendo a última medalha em 2022 com 45 anos.

"Jamie é ainda a mesma pessoas intensa, competitiva, então em muitos anos não é diferente, embora haja alterações a serem feitas," disse uma colega que competiu no triathlon com ela nos anos 2000. Sobre o retorno ao ciclismo, Jamie disse, "Foi difícil, mas ainda havia liberdade dentro disso, e eu não me importava pois era aquele tipo de dor boa, tipo 'Estou de volta' ".

Whitmore disse também que em vez de sua feroz competitividade, sempre foi sua fé que a ajudou a superar tudo, "sabendo que (Deus) me guia onde ele quer que eu esteja, não onde eu quero estar". Ela está no meio de sua autobiografia, "Powered by God", que o lema do adesivo em sua bicicleta que sempre esteve presente em carreira atlética.

Após a tão sonhada medalha de ouro paralímpica nos Jogos do Rio 2016, Ela continua gastando tempo em seu livro, com sua família e treinando seus triatletas, e sempre diz a eles: "Se eu pude começar com praticamente uma perna inteira para baixo, você pode sair desse sofá e dar o primeiro passo. É sobre fazer porque você quer fazer e não nos comparar com os outros. Eu sou quem eu sou e vou fazer o que puder."


Fontes

https://en.wikipedia.org/wiki/Jamie_Whitmore#cite_ref-4

https://sportsspectrum.com/podcast/2022/07/20/podcast-paralympian-jamie-whitmore-motherhood-jesus-cancer/  

https://www.inquirer.com/philly/health/sportsmedicine/Paracyclist_rode_out_cancer_to_become_a_champion.html

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira